segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Texto lido: tarefa a distância

O verdadeiro educador


Segundo Moran em seu texto “Educação afetiva ou controladora? “ é importante que as escolas promovam a inclusão tecnológica, mas a inclusão realmente necessária é a afetiva, ou seja, que o educador acolha, valorize e incentive seus alunos para que eles alcancem o sucesso na vida escolar.

Segundo Moran, quando o educador consegue motivar seus alunos, eles passam a buscar sozinhos o conhecimento. Para ele, cobrar e controlar não garantem o desejo de aprender. Pode-se ter resultados imediatos, mas não a longo prazo.

Além da afetividade, é importante que o educador inclua em seu fazer pedagógico valores. O professor deve servir de exemplo para seus alunos, apresentando coerência entre a sua fala e sua prática. É fundamental que o educador relacione a matéria que trabalha com a vida dos educandos.

A educação, portanto, tem que servir para o crescimento das pessoas, tornando-as capazes de mudanças signficativas em nossa sociedade.

Um comentário:

Unknown disse...

Achei a animação de teu blog um amor. Parabéns! Só que faz o favor de entrar mais vezes para que quem não tem o que fazer poder xeretar.
Dá uma olhada no meu, já descobri como colocar vídeo, fotos, só não descobri como se faz slid show, se souber, me dá uma ajuda.
Se quiser entrar na coreografia me avisa antes.
Beijos.
Neneca&Cia.