segunda-feira, 27 de abril de 2009

Hipertexto

HIPERTEXTO

Após navegar por vários links e ler vários textos, defino hipertexto como uma ferramenta online, funcionando em rede, com diferentes assuntos, relacionados ou não, que possibilita uma nova maneira de apresentar e organizar as idéias. É um texto amplo, aberto, sem limites definidos. Quem faz o caminho é o leitor, conforme seus interesses. Num hipertexto, é possível navegar à deriva, especialmente quando temos tempo disponível, pois é interessante e fascinante, mas quando se tem pouco tempo precisamos ser objetivos.
Ao navegar num hipertexto, o leitor precisa ter objetivos claros e ser capaz de associar e relacionar os assuntos, fazendo escolhas que o levem a informações desejadas, excluindo o que for irrelevante. Caso contrário, perde-se muito tempo, pois as possibilidades são muitas, são muitos os caminhos.
Conforme salienta Maria Helena Dias, o hipertexto se constitui como recurso importante para organizar material de maneira interdisciplinar onde todos podem, de maneira colaborativa, construir e socializar os conhecimentos. O uso do hipertexto possibilita ao aluno seguir uma trajetória de leitura ou construção, conforme seus interesses, necessidades e possibilidades, respeitando o ritmo de cada um.

Nenhum comentário: