segunda-feira, 4 de maio de 2009

Violência nas escolas

VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS


Ultimamente, a mídia tem destacado vários casos de violência nas escolas. Casos de alunos que agridem seus professores, professores revidando, colegas agredindo colegas, mães que invadem escolas para agredir professores e menores. Enfim, são diversas manifestações violentas no espaço escolar. No entanto, como afirma João Alberto da Silva , doutor em educação, não se trata de algo novo, mas sim um sintoma de um quadro mais amplo, pintado a partir da mudança dos valores sociais. Nenhuma escola vive isolada, portanto acaba refletindo os atos de violência que atualmente são assustadores.

A escola não pode ignorar este problema, precisa discutir com sua comunidade escolar e buscar alternativas para resgatar os valores que vem sendo perdidos. Os casos de violência que acontecem na escola precisam ser enfrentados. Ofensas entre professores e alunos, paredes pichadas, discriminação, agressões físicas ou verbais, preconceitos, entre outros, não devem ser aceitos passivamente.

Nós professores, que estamos na linha de frente nessa batalha, precisamos mais do que nunca, encontrar aliados para seguir em frente. Acredito que o apoio da família é fundamental, pois a escola complementa a educação que deve ser iniciada em casa. Nossa missão é bastante difícil, pois infelizmente, somos pouco valorizados e se o governo e a família não nos valorizam, dificilmente o aluno o fará.

A escola precisa estabelecer normas claras, que objetivem uma convivência harmoniosa e é fundamental que o grupo aja em sintonia, de forma firme e coerente, exigindo o cumprimento das mesmas. Paralelamente, os professores precisam estar bem preparados, oferecendo aulas diversificadas e interessantes, buscando sua valorização respeito.

No entanto, não devemos ser ingênuos e acreditar em uma solução mágica que acabe com este problema, mas é possível minimizá-lo. Pra isso, a escola precisa contar com o comprometimento de todos os envolvidos, pois somente com uma ação coletiva, será possível pintar gradativamente um outro quadro.

3 comentários:

Anônimo disse...

Olinda é isso aí mesmo. Temos que discutir questões como esta para ver se colocamos um ponto final nisso tudo. A escola tem que ser local de educação...harmonia e alegria. Teu texto com hipertexto está ok...parabéns!!
Uma beijoca!

Goreti disse...

OLINDA, ADOREI TEU BLOG, ACABEI CRIANDO UM PARA MIM, MAS N SEI MUITO BEM,PRECISO APRENDER MAIS . POIS O TEU ESTA LINDO! QUERIA SABER COLOCAR ESTES DESENHOS!RSRSRSRSME ENSINA? BJS

Goreti disse...

Olinda visita meu blog.http:/goreti-atividades profissionais.blogspot.com/