terça-feira, 18 de agosto de 2009

Trabalho com projetos (Ativ 4.3)

Sabemos que a aprendizagem acontece a partir das interações que ocorrem entre os envolvidos, percorrendo diferentes caminhos, em ritmos diversos. Portanto, precisamos fugir das metodologias tradicionais e fazer com que os educandos busquem as informações a partir de necessidades, realidades, dúvidas e certezas. O professor deve desempenhar o papel de mediador no processo, empenhado sempre em proporcionar diferentes ambientes em busca de uma aprendizagem significativa, preparando o aluno para desempenhar com eficiência seu papel na sociedade.
O projeto pode ser um facilitador nesse processo, pois se planejado coletivamente, poderá despestar o interesse do aluno para a aprendizagem. A escola precisa abrir espaço para que este tipo de planejamento ocorra e os professores devem estar preparados para mudanças. Na minha escola isso vem acontecendo. Muitos professores já reconhecem a importância do trabalho com projetos e procuram participar daqueles que já fazem parte do Projeto Político Pedagógico da Escola e também apresentando novos, no decorrer do ano letivo. Ainda não temos a participação efetiva de todos, mas podemos dizer que estamos avançando.

Um comentário:

Anônimo disse...

Trabalhar com projetos é uma forma diversiicada de aprender...fazer diferença no aprendizado. Quando interagimos com nossos alunos, entramos em contato com o todo...somos sujeitos ativos e responsáveis pela construção do conhecimento.