quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Projeto (Ativ. 4.4)

A CORRENTE DO BEM NO MEIO AMBIENTE

Objetivo:
Desenvolver na comunidade escolar a consciência ecológica, fazendo com que os consumidores pensem sobre a importância de usar produtos com embalagens retornáveis, alertando-os da necessidade da coleta seletiva, reciclagem, e, por fim, sensibilizando-os sobre a importância do uso racional dos recursos hídricos.

Justificativa:
Com tantos problemas ambientais ocorrendo em todo o planeta, é urgente que todos se unam por um único objetivo: o despertar da consciência ecológica. Para que isso aconteça, é necessária a mobilização de todos (iniciativa privada, poder público e os cidadãos comuns).Todo o trabalho realizado só trará o resultado esperado com a participação efetiva e parceira de todos.
É importante ressaltar que o município de Capão da Canoa já possui a coleta seletiva e uma usina de reciclagem, sendo necessário que tod0s façam parte desse projeto, pois muitos ainda não fazem a separação do lixo em suas residências.

Atividades a curto prazo:
Passeio ciclístico, divulgação do projeto nos meios de comunicação, fixação de painéis em ruas e locais estratégicos, distribuição de adesivos alusivos à campanha.

Atividades a longo prazo:
1.Criar pontos de troca de sacolas retornáveis por lixo seco, separando-o conforme a coleta seletiva (as sacolas retornáveis, no início terão apoio dos parceiros, mas com o andamento do projeto serão confeccionados com os recursos obtidos com a venda do lixo seletivo).
2.Adquirir lixeira seletiva para distribuir às escolas participantes do projeto.


Recursos Humanos:
Educadores, alunos, pais, comunidade em geral e os trabalhadores do setor coleta e reciclagem.

Recursos Financeiros:
Origem
Através de doações feitas por pessoas físicas e jurídicas participantes.

Aplicação
Aquisição de camisetas para o passeio ciclístico onde irá constar a identificação das empresas e entidades participantes.
Aquisição de sacolas retornáveis com o título do projeto.
Aquisição de painéis, adesivos e demais materiais de divulgação do projeto.

Cronograma de atividades:
Lançamento na imprensa e busca por parcerias no mês de maio.
Passeio ciclístico -05 de junho- Dia mundial do meio ambiente
Troca dos lixos seletivos por sacolas retornáveis, no mínimo uma vez ao mês, em diferentes locais, com datas a serem definidas, com posterior divulgação na imprensa falada e e escrita.
Distribuição das lixeiras.
Publicação dos painéis e distribuição de adesivos.

Por tratar de um assunto bastante amplo, o projeto possibilitou que cada turma/série/ano desenvolvesse atividades bastante diversificadas e um trabalho interdisciplinar bastante enriquecedor.
Algumas ideias que surgiram a partir do projeto e que foram executadas por diferentes turmas: limpeza do ambiente escolar, organização de um canteiro com diferentes espécies no pátio da escola, coleta de pilhas, baterias e óleo usado, confecção de panfletos e faixas, entre outros.
Como o projeto ainda está em execução, aceitamos sugestões e parcerias para obter ainda melhores resultados.


Obs. Este projeto foi idealizado pela Professora Lurdes Rodrigues Silva, atualmente professora de Turismo na Escola Municipal Manoel Medeiros e também diretora da Escola Estadual Luiz Moschetti e está sendo desenvolvido nas duas instituições de ensino, com parceria da comunidade.



Alguns momentos

Nenhum comentário: